Médica formada pela UFMG em 1980 e com especialização em Clínica Médica, em Homeopatia e em Fatores de Auto-organização, Dra. Acely G. Hovelacque também é professora em cursos de pós-graduação em Homeopatia para médicos e para farmacêuticos.
Como membro do Colégio Internacional de Terapeutas de Alexandria – CIT, tem se dedicado à saúde e à evolução dos seres humanos, à responsabilidade universal e à cultura de paz.
Em 1988, fundou o Centro de Incentivo à Saúde – Procurar-se em Belo Horizonte, onde foi diretora clínica por 25 anos e trabalhou com equipe transdisciplinar, adotando orientação voltada à visão holística do ser humano bem como conceitos de Saúde Integral e interdependência. Deste então, tem mantido práticas de meditação aberta aos pacientes, apoiada especialmente nos ensinamentos de seu mestre Zen, o Monge Tokuda San. Desde 2005 acompanha as praticas e retiros com Lama Padma Santem.
Atua também como facilitadora e palestrante em vários cursos, seminários e congressos. Em seus trabalhos e vivências, se vale da Arte, em razão de suas inúmeras parcerias com o meio artístico. Emprega, também, a linguagem simbólica porque entende que não existem analfabetos anímicos. Em razão dessa crença, desenvolveu a arte dos contadores de história para transformar o olhar de quem a escuta e auxiliar, assim, o recontar dos fios da história da vida.
Em parceira com a psiquiatra e terapeuta Dra. Ana Ester Nogueira Pinto, escreveu o livro e desenvolveu o jogo terapêutico Tui, a Arte de Amar, em 1999, que tem sido, desde então, instrumento terapêutico para grupos, para terapias de casais e de família, em vários estados brasileiros.
Lançou, em 2002, o libreto Passaporte da Prosperidade, pela Pop Paper, usando o pseudônimo de Lagarto Violeta.
Em 2006, no Brasil, e em 2007, em Portugal, publicou, pela Editora Marco Zero, o livro A Chave dos Labirintos: uma viagem fantástica muito além dos 7 pecados, com participação da artista Sheila Alves e da fotografa Inês Rabelo (Projeto realizado através dos benefícios da Lei Rouanet, por Karmim Produções). Este livro deu nascimento a dezenas oficinas e palestras para segmentos diferentes da sociedade…
O seu último livro, A Bula da Vida, uma fabula sobre medição e medicação, com obras e ilustrações da artista plástica Juçara Costa, foi editado pela Editora Gutenberg, em 2013. Trata-se de uma síntese lúdica, de mais de trinta anos de prática clínica e de meditação. Este livro foi abençoado por mestres como o Lama Padma Samten e referendado por profissionais da área de saúde, que apoiam as noções relativas à Medicina Integrativa.
Atualmente reedita sua jornada e busca afinar o seu tempo com o momento do planeta. Dedica-se, com seu companheiro Pedro R. Homem Jr, ao projeto Mendja, os Jardins do Buda da Medicina, na mata do vilarejo conhecido como Macacos, em Nova Lima – MG. Reafirma, assim, sua motivação de manter a chama da meditação como medicação em prol da Vida, da Lucidez e da não fragmentação dos seres. Para isso, conta com apoio de terapeutas, artistas, clientes e amigos. Segue sendo corresponsável pela consciência que gera a conexão com a Bem-Aventurança e com a Mandala de Cura na realidade material.