Inocêncio Magela de Oliveira
Filosofia pelo Seminário São José – Leopoldina/MG
Pedagogia pela FAE/UFMG,
com aperfeiçoamento em Pedagogia Empresarial pela Fundação Dom Cabral/Cesa – Paris, França
Pós-graduação em Economia Industrial pelo Instituto de Economia e Administração – INEA,
com aperfeiçoamento em Consultoria de Processo e Sócio-Técnica pelo convênio entre o Instituto Tavistock de Londres/Cebrae
Diretor da empresa Dialétika Fenômenos Organizacionais, que atua no desenvolvimento de organizações
Diretor de Ensino do Curso Itamaraty – Supletivo e Pré-Vestibular, por nove anos.
Coordenador Técnico-Pedagógico do Centro Nacional de Formação de Consultores do Cebrae Nacional – Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa, por três anos.
Gerente de Consultoria e Treinamento do CEAG – Centro Empresarial de Apoio Gerencial à Pequena e Média Empresa, vinculado ao BDMG e ao Cebrae Nacional, por seis anos.
Concebeu, desenvolveu e coordenou o Programa Avançado em Consultoria Organizacional, intitulado ÂNIMA, por duas edições, atualmente de propriedade intelectual do Sebrae-MG.
Concebeu, desenvolveu e coordenou Técnica-Pedagogicamente o Curso Ōpera – Especialização em “Agente de Desenvolvimento em Cooperativas”, por nove edições, de 1998 a 2009. O Ōpera é atualmente propriedade intelectual do Sebrae-MG.
É coautor e facilitador do Curso Contabilizando o Sucesso, adotado nacionalmente pelo Sebrae Nacional.
Concebeu, desenvolveu e disseminou o Programa de Desenvolvimento dos Atores Relevantes do Cooperativismo de Crédito, para o convênio Sebrae Nacional e Bancoob, com a interveniência do Sicoob Brasil, atualmente denominado Sicoob Confederação.
Concebeu e desenvolveu o Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, com pilotagem em quatro estados do Brasil, de propriedade intelectual do Sebrae Nacional.
Concebeu, desenvolveu e pilotou o Curso de Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito – FORMACRED, para o SESCOOP NACIONAL, compondo o Programa Nacional de Educação do Crédito Cooperativo – EDUCRED. Atualmente sendo disseminado para todos os Sistemas de Crédito do Brasil.
Concebeu e acompanha dois grupos de Cooperativas de Crédito de Micro e Pequenas Empresas, para efeito do Projeto Disseminando Boas Práticas…, junto ao SEBRAE-MG, desde o ano de 2011.
Concebeu, desenvolveu e aplicou a Metodologia de Capacitação presencial e à distância para o Sistema Sicredi, aplicável aos Conselheiros Fiscais e de Administração. Atualmente atua como instrutor ou facilitador de um dos módulos integrantes da Metodologia, em diferentes Centrais do Sistema.
Atuou ou ainda atua como coordenador e/ou instrutor junto ao Sistema Sicoob, nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e no Nordeste.
Atuou junto ao contingente funcional e ao corpo gerencial do Sicoob Confederação, por três anos, nos Programas de Desenvolvimento Gerencial e de Equipes.